Neste artigo, você vai aprender como fazer um cantinho zen no quintal. A ideia é, basicamente, utilizar itens básicos de decoração e que você encontra em lojas convencionais por aí.

No entanto, queremos também instigar você a utilizar aquelas peças de decoração que estão escondidas ou guardadas em casa. Assim você economiza dinheiro e monta um cantinho zen no quintal bastante  criativo e exclusivo.

O mais importante, aqui, é se inspirar na sua criatividade e montar o ambiente que mais faz sentido para você. Seja com almofadas, travesseiros, tapetes ou o que for, não importa: o cantinho zen no quintal precisa te confortar e, quanto a isso, não há uma regra específica!

Continue lendo para entender melhor.

Como fazer um cantinho zen no quintal – Dicas e produtos

Existem muitas maneiras de fazer um cantinho zen no quintal. No entanto, a principal dica sempre vai ser esta aqui: monte um espaço que te conforte e que faça sentido pra você. Tudo que for além disso, é desnecessário e dispensável.

Por mais que muita gente não tenha um quintal ou uma área externa para montar o cantinho zen, saiba que é possível fazer isso, também, na varanda. Ou seja, você poderá transformar sua varanda ou sacada em um cantinho zen!

Neste caso, talvez, você precise implementar outras estratégias (principalmente para conter ruídos). Mas a grosso modo, estas dicas também vão te ajudar. Veja:

  • Cantinho zen no quintal com plantas e flores;
  • Cantinho zen no quintal com óleos essenciais;
  • Cantinho zen no quintal com tatames, tapetes e almofadas;
  • Cantinho zen no quintal com rede de descanso;
  • Cantinho zen no quintal com jardim vertical e suporte para objetos;

Para nos aprofundarmos, explicaremos cada um dos itens acima a partir de agora. Portanto, continue lendo.

Cantinho zen no quintal com plantas e flores

Uma das coisas mais importantes de um cantinho zen, é justamente a questão do conforto. Como você sabe, as plantas são excelentes alternativas para trazer conforto e purificação ao ambiente, pois elas conseguem filtrar o ar naturalmente e, portanto, deixam o ambiente bem leve.

Por isso, utilize flores e plantas no seu cantinho zen no quintal. Isto vai te ajudar a ficar extremamente confortável no espaço e ainda vai criar uma carinha natural para o espaço. Com as plantas, você poderá ter a sensação de natureza que tanto nos é importante para o bem-estar e saúde.

A depender das plantas que você vai adotar, pode ser que seu cantinho zen carregue, também, um cheiro diferenciado. Algumas flores conseguirão manter o ambiente extremamente cheiroso. Mas cuidado: se você é alérgico a pólen, recomendamos apenas folhagens verdes – que já conseguirão fazer um trabalho exemplar.

Ao decorrer do artigo falaremos, também, como você poderá fazer um jardim vertical para seu cantinho zen no quintal. Continue lendo.

Cantinho zen no quintal com óleos essenciais

Você já ouviu falar de óleos essenciais? Se não, explicaremos rapidinho o que são eles: óleos essenciais são compostos ultra concentrados extraídos de plantas e flores. Esta extração vira um óleo poderoso e que pode ser usado para muitas finalidades – inclusive, para aromatizar ambientes.

Por isso, utilizar óleos essenciais no seu cantinho zen no quintal é uma dica bastante interessante – principalmente se você é alérgico a pólen e não pode ter flores no espaço. Neste caso, aromatizar o ambiente com óleos essenciais vai fazer toda a diferença.

Existem óleos essenciais de vários aromas. E tudo que você precisa fazer é pingar algumas gotinhas em um aromatizador (que pode ser elétrico) e deixar agir no ambiente. 

Dica: misture seu óleo essencial sempre com um óleo vegetal, que é para o óleo essencial durar mais. Nunca deixe o óleo essencial entrar em contato com a pele, tá bom? Eles são muito concentrados e podem trazer alergias e até queimaduras!

O óleo essencial de lavanda, por exemplo, tem um poder relaxante incrível. Para tirar aquela soneca depois do almoço de domingo, por exemplo, este óleo vai ajudar a criar um clima de conforto. 

Faça um teste.

Cantinho zen no quintal com tatames, tapetes e almofadas

É claro que nosso cantinho zen no quintal não pode deixar de ter almofadas, tatames, tapetes ou tudo que você quiser implementar para criar conforto! Portanto, explore estes produtos ao máximo, de maneira que seu cantinho seja extremamente convidativo para qualquer momento.

Colocar um tapete em cima da grama talvez não seja a melhor condição. Por isso, seria interessante ter algum piso no quintal, que pode ser feito com pallets ou outra superfície. Mas, caso você queira fazer o cantinho em cima da grama mesmo, poderá implementar o piso com tatames de EVA, que são duráveis e impermeáveis.

E por falar em impermeabilidade, opte sempre por almofadas e travesseiros impermeáveis, que é para não pegar umidade do clima. Dias de chuva podem facilmente estragar uma almofada com tecido comum. Por isso, opte por peças com tecido acquablock ou outro material que traga a condição de impermeabilidade.

Cantinho zen no quintal com rede de descanso

As redes de descanso são peças importantíssimas no seu espaço zen. É claro que não é uma regra. Mas, vamos combinar? Além de deixar o espaço muito bonito, a rede é excelente para que você tenha um lugar confortável para sentar ou deitar.

Uma rede de descanso pode fazer você abrir mão de outras peças, como poltronas ou cadeiras. E isto, obviamente, fará você economizar um pouco (o que também é bem importante, não é?).

Cantinho zen no quintal com jardim vertical e suporte para objetos

E por fim, aposte, ainda, em um jardim vertical. Este tipo de jardim é ótimo para quem não tem muito espaço para criar o cantinho zen, pois ele pode ser instalado na parede e, portanto, criar um ambiente de conforto.

O jardim vertical pode ser feito de muitas maneiras artesanais e você certamente conseguirá tirar a ideia do papel com pouquíssimos materiais.

Aposte em plantas que sejam adequadas para o jardim vertical e crie uma estética de natureza que vai fazer toda a diferença no seu conforto. Aproveite nossas dicas!