Você sabia que a pia da cozinha é uma das áreas mais entupidas? Isso ocorre porque eles recebem diariamente resíduos, que podem entupir as tubulações e impedir o escoamento da água. Veja aqui como evitar o entupimento da pia da cozinha!
É importante lembrar: o lixo está no lixo, não na pia da cozinha! Portanto, não tem como abrir a caixa de leite e distribuir as pontas cortadas na pia, ok? Fragmentos de plástico, papelão, papel, cascas de alimentos e quaisquer outros resíduos devem ser mantidos a uma boa distância do dispositivo de drenagem, pois embora sejam pequenos, podem causar grandes problemas se forem distribuídos para o dispositivo de drenagem.
Outra causa importante de canos de cozinha entupidos são resíduos de alimentos. Embora a maioria das pessoas pense que o descarte de sobras tira água e resolve o problema, a situação interna não é o caso. Quando o resíduo escorre pelo ralo, geralmente se acumula na curva e até gruda na gordura do cano e, com o tempo, impede a passagem de água e causa entupimento.
Portanto, uma maneira muito simples, mas muito eficaz de evitar esse problema é desenvolver o hábito de raspar os restos de comida da louça e jogá-los na lata de lixo e depois colocá-los na pia para lavar.
Você sabia que só resta um pouco de óleo na panela e se jogar no ralo não vai te machucar? Ele pode causar muitos danos, sim! Ao ser distribuída na pia, a gordura se acumula no cano e forma uma casca crocante, que aumenta gradativamente com o tempo até bloquear todas as passagens de água.
Portanto, a melhor solução é colocar todo o óleo de cozinha usado em um recipiente e descartá-lo para coleta adequada. Outro truque é esfregar com toalhas de papel antes de limpar os pratos mais gordurosos. Além de evitar a perda de gordura, também facilita a limpeza, economizando água.
Caso você não consiga desentupir com eficiência chame uma desentupidora especializada.